TEMA:
A Investigação Artística
face ao Nada
Esta edição da Revista RIACT pretende explorar a força inesgostável da noção do Nada, descobrindo nos intervalos entre a investigação artística e a criação artística, ou seja, perscrutando na sua tensa e mútua assimilação, os indícios do poder de reconfiguração da realidade através dos processos artísticos. Sendo assim, convidam-se artistas e investigadores em arte para apresentarem artigos sobre o Nada e a Investigação Artística, assim como projectos práticos de investigação artística. As propostas podem ter origem no campo das artes visuais, no campo das artes performativas, ou ainda no espaço de intermedialidade entre ambos. A par da noção de Nada, podem também ser exploradas as noções de abismo, vazio, e silêncio, ainda que sempre em estreita relação com a noção que destacámos para a próxima edição da RIACT.
“Dealing with the suspense, excitement and body of an organic silence […] the plastic fullness of nothing […].” — Rauschenberg, letter to Betty Parsons, October 18, 1951
“I am here and there is nothing to say. If among you are those who wish to get somewhere, let them leave at any moment. What we require is silence; but what silence requires is that I go on talking. Give any one thought a push: it falls down easily but the pusher and the pushed produce that entertainment called a discussion. Shall we have one later? Or we could simply decide not to have a discussion.” — John Cage, “Lecture On Nothing”, performed at Artists’ Club, Nova Iorque, 1949
Being held out into the nothing — as Dasein is — on the ground of concealed anxiety makes the human being a lieutenant of the nothing. […] So abissally does the process of finitude entrench itself in Dasein that our most proper and deepest finitude refuses to yield to our freedom. — Heidegger, What is metaphysics, Lecture from 1929
Datas importantes relativas
ao Número 2 da RIACT
01/12/2020—14/01/2021Primeira fase da avaliação pela Comissão Científica segundo os parâmetros de “revisão por pares com dupla prova cega”.
Comunicado aos candidatos o resultado da revisão das propostas apresentadas.
Realiza-se a entrega definitiva dos artigos (entre 5000 e 7500 palavras).
Realiza-se a segunda fase da avaliação
pela Comissão Científica segundo os parâmetros de “revisão por pares com dupla prova cega”.
Comunicado aos candidatos o resultado da revisão das propostas apresentadas.
Efectuam-se as adaptações das propostas às sugestões da Comissão Científica, assim como a revisão de provas para publicação.
Lançado o novo número da revista e realiza-se na FBAUL, via ZOOM, um Ciclo Internacional de Conferências com os candidatos da “Chamada de trabalhos”.
* A primeira fase do processo de revisão por pares é totalmente gratuito. Porém, se as propostas forem aceites, os candidatos pagam um valor simbólico de trinta (30) euros à FBAUL, a utilizar na tradução para a língua inglesa da revista RIACT, em secções tais como o Editorial, a Introdução, entre outros detalhes de produção.