Revista

Nota de Ancoragem

RIACT tem ancoragem no projecto de Investigação em Artes que há dez anos decidi “tomar em mãos” com o Professor Fernando Rosa Dias (amigo e colega na FBAUL), fortemente motivados para este domínio da prática e da indagação artística que começara a emergir no espírito dos artistas e dos investigadores das ciências da arte do nosso país, nomeadamante daqueles que se encontravam mais próximos do espaço académico e do ensino artístico superior, como é o caso da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lisboa. 

O interesse pela Investigação em Artes adensou-se também devido aos diálogos estabelecidos com Juan Carlos Ramos Guadix, artista e docente da Faculdade de Belas Artes de Granada, Espanha, que à época já se encontrava criticamente envolvido com o problema da Investigação Artística. Por estas razões, permitam a referência às coedições em que ambos participaram, assim como às coedições para as quais solicitei o contibuto de especialistas pertencentes a outros departamentos de investigação, nomeadamente em França e na Nova Zelândia (consultar as publicações precedidas de asterisco). 

  • José Quaresma, (coord.), Investigação em Artes. Autenticidade, Polimatia e Dissimulação, Lisboa, AAP, 2019. 
  • José Quaresma, (coord.), Investigação em Artes. A Necessidade das Ideias Artísticas, Lisboa, AAP, 2018. 
  • * José Quaresma; Alys Longley; Pierre Baumann (coords.), Research in the Arts. Between Serendipity and Sustainability, Lisboa, AAP, University of Aukland, Université de Bordeaux, 2017. 
  • * José Quaresma; Alys Longley; Fernando Rosa Dias (coords), Research in the Arts and Absurdity. Informal Methods and Institutionalization of the Conflict, Lisboa, University of Aukland / ESTC, 2016. 
  • * José Quaresma; Alys Longley; Fernando Rosa Dias (coords), Research in the Arts. Irony, Critique and the Assimilation of the Methods. Lisboa, University of Aukland / ESTC, 2015. 
  • * José Quaresma; Fernando Rosa Dias (coords), Research in the Arts. The Oscillation of the Methods, Lisboa, Centro de Filosofia da FLUL, 2014. 
  • José Quaresma, Representação. Fonte Inesgotável de Polémica e Práxis. Transversalidade na Investigação em Artes, Dramaturgia, Filosofia e Direito, Lisboa, CIEBA / CF da UL / LESA, 2013. 
  • José Quaresma, (coord), Analogia e Mediação. Transversalidade na Investigação em Arte, Filosofia e Ciências, Lisboa, CIEBA / CF da UL, 2012. 
  • * José Quaresma; Fernando Rosa Dias; Juan Carlos Guadix (coords), Investigação em Arte e Design.
  • Fendas no Método e na Criação, Vol II, Lisboa, CIEBA-FBAUL, 2011. 
  • * José Quaresma; Fernando Rosa Dias; Juan Carlos Guadix (coords), Investigação em Arte. Uma Floresta, Muitos Caminhos, Vol. I, Lisboa, CIEBA-FBAUL, 2010. 

Caracterização da RIACT

A RIACT — Revista de Investigação Artística, Criação, e Tecnologia — é uma publicação dedicada à Investigação Artística, Projectos Artísticos e Questões Tecnológicas, editada pela FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). A Revista é exclusivamente digital, operando em acesso aberto (open acess), conectando-se a várias plataformas existentes para esse fim.

A RIACT solicita um pagamento simbólico mediante a submissão de artigos de investigação artística ou de projetos artísticos, devido à necessidade de tradução (e apenas por esse motivo) de algumas secções da Revista como os “Editoriais”, “Introduções”, “Horizontes Temáticos” propostos em cada número da Revista e as “Chamadas para Trabalhos”.

É inteiramente gratuito o processo conducente à admissão para Conferências Internacionais semestrais (realizadas pelos ensaístas ou artistas dos quais são admitidos artigos e projectos) e emissão de Certificados pela Coordenação da RIACT e pela FBAUL. 

A RIACT é uma Revista temática que lança convocatórias semestrais com temas específicos, integrando diversas manifestações teóricas e práticas de investigação em diferentes expressões artísticas. A Revista está preparada para a publicação de textos e edição de projetos artísticos submetidos a uma Comissão Científica que realiza uma “revisão por pares” (duplamente cega), sendo esta Comissão  constituída por um grupo de trinta e quatro especialistas de muitas instituições europeias e extra-europeias das quais podem ser consultados os respectivos currículos e contextos de actuação artística e académica

A Revista é multilíngue e acolhe textos e projetos em português, inglês, francês e castelhano. Todos os resumos de artigos são apresentados em inglês como segunda língua, para além de outras secções da Revista como o “Editorial”, a “Introdução”, o “Meta-artigo”, as “Condições para submissão de artigos” e as “Chamadas para Trabalhos”.